D. João VI Jorge Pedreira

ISBN:

Published:

Paperback

448 pages


Description

D. João VI  by  Jorge Pedreira

D. João VI by Jorge Pedreira
| Paperback | PDF, EPUB, FB2, DjVu, AUDIO, mp3, ZIP | 448 pages | ISBN: | 7.23 Mb

Filho segundo, nascido em 1767, D. João VI assumiu o governo do reino em consequência da morte do irmão D. José (1788) e da demência da mãe. Desposara já então a infanta de Espanha, D. Carlota Joaquina: Foi uma união que, para além dos filhos, lheMoreFilho segundo, nascido em 1767, D. João VI assumiu o governo do reino em consequência da morte do irmão D. José (1788) e da demência da mãe. Desposara já então a infanta de Espanha, D. Carlota Joaquina: Foi uma união que, para além dos filhos, lhe trouxe apenas frustração e conflitos.Governou numa época tumultuosa, marcada peta Revolução Francesa e pela guerra.

A corte encontrava-se dividida entre partidários de um governo aristocrático e reformadores, entre defensores da França e da Grã-Bretanha. Perante as exigências contraditórias destas duas potências, procurou manter a neutralidade, mas acabou por ceder ao ultimato francês, quando era já tarde, não evitando a invasão de Portugal (1807).

Irresoluto, adiou ate ao último instante a retirada para o Brasil sob protecção britânica. No Brasil, onde lhe prometiam um novo império, reconstruiu a monarquia.Resistiu por isso a um regresso a Portugal. Elevou o Brasil a reino, alargou (provisoriamente) a sua fronteira ate ao Rio da Prata e concertou o casamento do herdeiro com a filha do imperador da Áustria.

Com a sua aclamação (1818), adiada por causa da revolução de Pernambuco (facilmente dominada), atingia o apogeu do seu reinado. Em 1820- porém, triunfava em Portugal uma revolução liberal. Fingiu ignorá-la, mas a adesão que ela obteve no Brasil forçou-o a regressar. Ao filho D. Pedro ficava na regência. Em Lisboa, aceitou as limitações que as Cortes lhe impunham, mas nada fez para evitar a independência do Brasil.

Entretanto, a mulher e o filho mais novo, D. Miguel, puseram-se à cabeça da contra-revolução, que o restituiu às prerrogativas de rei absoluto (1823). Moderado, preferiu, porém prometer uma carta constitucional.

Diz-se que por isso terá sido envenenado. A sua morte, em 1826, abriu uma profunda crise sucessória.



Enter the sum





Related Archive Books



Related Books


Comments

Comments for "D. João VI":


thefifteenbeforefifteen.com

©2012-2015 | DMCA | Contact us